18/01/18

Adão Negro 20 anos

                                                                                                                                                                                           Por Sergio Nunes


Feito um verso reverso controverso, O CD "Adão Negro 20 anos" é mesmo uma fotografia dos anos de carreira da banda: o novo de mãos dadas com o antigo. Selfie e sépia. Encontrar as 20 canções mais significativas, dentre 120 e tantas, não é mesmo uma tarefa fácil, mas aí estão aquelas que tinham que estar: um elo entre "Adão Negro" (de 1996) e "Reggae me Leve" (faixa do mais recente álbum lançado em 2015), passando tanto pelos sucessos de público, como "Anjo Bom", como também por aqueles de crítica, como  "Afrodescendente", cujos textos radiografam o engajamento da banda com as causas políticas - ou de eternidades - do universo humano.

É um olhar por uma fresta de claridade no nevoeiro de lados A e B, a bordo da embarcação do velho marinheiro que leva o barco devagar, mas o leva sempre. Passando, atravessando. Como quem diz: caindo, levantando, questionando, refletindo (trecho de "Nem pense em duvidar").
Para os fãs de carteirinha, um deleite. Para os que não conhecem tanto a obra da banda, um aperto de mão e um olhar sincero. Um espelho através do qual quem lê, se lê; e quem olha, se vê ( ou seria quem ouve, se escuta?).

O que faz pessoas de gerações diferentes seguirem O Adão por vinte anos? Sem dúvida, o amor incondicional da banda à sua forma de fazer música e o compromisso de levar aquele barco de que falamos em direção ao sol, independentemente dos ventos do mercado. A certeza de seus integrantes de que o importante é ser quem se é, como bem dizia Bob Marley. Da mesma forma, tantos outros artistas não abriram mão de sua visão de mundo, nem de suas identificações, para satisfazer o mercado que tritura opiniões e que, muitas vezes, obriga muitos artistas a desistirem ou a serem superficiais. Graças a Deus, alguns poucos ainda Existem - e Resistem.

 Em todas as plataformas digitais pela Sony Music! Acesse agora: https://SMB.lnk.to/AdaoNegro20Anos

www.adaonegro.com.br
facebook - AdaoNegroOficial
insta - @adaonegrooficial

Créditos: Intershows.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário